Blog
inovação e tecnologia

Por que o backup do arquivo pessoal é importante?

Já passou pela sua cabeça que por uma coisa boba você pode perder todos os seus arquivos do computador? E olha que hoje temos, praticamente, tudo de importante ali dentro, não é mesmo? Desde arquivos de trabalho até o acompanhamento da vida do nosso filho em imagens, fica tudo ali. O fato é que não dá para confiar somente no HD do seu PC para guardar dados tão importantes.

O HD é um disco magnético que, apesar de parecer muito seguro e robusto por estar “protegido” dentro do computador, é mais frágil do que se pensa. Um simples impacto, por mais leve que seja, pode danifica-lo e corromper tudo que está guardado nele.

Mas existem ainda outras ameaças que podem apagar seus arquivos ou mesmo roubá-los:

 

Impactos, quedas e outros

Impactos e quedas podem corromper ou apagar o HD

Só quem trabalha há anos com informática tem noção de quantos casos de perda de arquivos já teve que socorrer e várias vezes isso poderia ter sido evitado.

Ao manusear seu notebook, por exemplo, faça com cuidado, atitudes como as descritas abaixo podem causar sérios danos aos seus arquivos:

  • Deixar o computador cair;
  • Arrasta-lo em cima da mesa, quando ligado;
  • Transporta-lo sem proteção;
  • Roubo;
  • Raios e descarga elétrica;
  • Queima natural e prematura do HD.

Tudo isso pode acarretar na perda de tudo o que foi salvo na máquina.

 

Ataque de vírus e roubo de dados

Vírus e roubo de dados podem comprometer seus arquivos

Como se já não bastassem tantas ameaças, a cada dia surgem novas modalidades que podem nos deixar sem nossos arquivos. Fique atento para não cair em golpes:

Vírus - Muitas vezes recebemos arquivos ou conectamos dispositivos (como pendrives) contaminados em nossos computadores, permitindo, ainda que inconscientemente, a entrada de vírus que podem causar grandes danos nossas máquinas;

Sequestro de dados - Ultimamente, nossa atenção deve ser redobrada ao recebermos e-mails.  Há casos em que o usuário recebe um e-mail, oferecendo gratuitamente um antivírus, na verdade após instalar, o suposto “presente”, seus dados são criptografados, sendo solicitada uma senha para voltar a acessa-los. Mas acontece que esta senha você só consegue se pagar pelo resgate dos dados sequestrados.

Isso sem contar quando os arquivos são apagados acidentalmente, pelo próprio usuário ou por algum erro causado por uma queda de energia, por exemplo.

 

Prevenção e solução

 

Existem formas de previnir a perda de dadosViu como seus dados não estão tão protegidos assim?

Por isso o nosso conselho é mesmo fazer um backup de tudo, sempre que adicionar um novo arquivo, para não correr o risco de perder algo importante.

Existem hoje, alguns softwares que auxiliam na recuperação total ou parcial destes arquivos. Mas dependendo do caso, só mesmo uma empresa especializada conseguirá resgatar o que foi perdido.

 

Formas de Backup

Hoje em dia temos algumas formas simples e eficientes para guardarmos nossos arquivos:

 
Pendrives

Pendrives;

HDs Extrenos

HDs externos;

CDs e DVDs

Cds e DVDs;

 
Email

E-mails;

Servidor de Cloud Computing ou Nuvem

Nuvens.

Vamos especificar cada um destes em futuros posts. Continue acompanhando o Blog da Teletécnico e fique por dentro de várias dicas e informações sobre informática.

Blog Tele Técnico

A Teletécnico, possui uma ampla variedade de serviços para sua empresa, além de equipamentos de informática, trabalha com instalação e manutenção de equipamentos de segurança residencial.

Artigos relacionados

Comentários