Blog
inovação e tecnologia

O que pode interferir na qualidade da rede Wi-Fi?

Existem diversas fontes de interferência em nossa casa que nós nem imaginamos.

Já falamos aqui sobre possíveis técnicas para melhorar a nossa experiência ao acessar a internet por rede sem fio, mas que tipo de interferências podem ocasionar esse atraso, ou mesmo, essa falha no sinal?

As redes sem fio utilizam de comunicação via ondas magnéticas que serão propagadas no raio do roteador e nessa transmissão ela sofre interferências. Acredite, um dos grandes inimigos da rede sem fio é outra rede sem fio, mas existem outros que no dia a dia de nossa casa que nós nem imaginamos.

Principais interferências na qualidade da rede sem fio

Interferências em Redes Wi-Fi

Influência de outra rede próxima: hoje em dia, boa parte da população utiliza redes sem fio, principalmente em grandes centros, por isso na hora de configurar seu roteador é bom observar em qual canal as redes vizinhas estão conectando para dar preferência a uma via diferente das demais. Por exemplo, se o vizinho sintonizou o aparelho dele no canal 7, coloque o seu no 11;

Análise de espectro: quando a instalação da rede é feita por técnicos especializados, é feita a chamada análise de “espectro”, isso ajuda a ver qual canal é menos utilizado nas proximidades e que, consequentemente, terá menos interferências. Então, o ideal é programar por ele;

Configuração de auto canal x repetidor: se o seu roteador está com a função de auto canal, ou seja, ele mesmo escolhe a melhor rede, pode prejudicar a frequência, caso haja um repetidor de sinal na residência. Então, o melhor é evitar essa configuração;

Estas são situações que podem ocorrer já na configuração do roteador, mas existem várias coisas que podem interferir na qualidade do sinal que chega até nossos dispositivos.

Outros tipos de interferência

Interferências domésticas nas redes wi-fi

Situações que menos esperamos podem prejudicar a distribuição do sinal Wi-Fi.
Telefone sem fio: que trabalhe na mesma frequência que o roteador pode derrubar o sinal Wi-Fi;

Babá eletrônica: também trabalha com uso de rede sem fio e pode prejudicar a qualidade do sinal da internet;

Câmeras sem fio: uso de câmeras de segurança que utilizem de sistema sem fio também pode ser um dificultador da propagação do sinal Wi-Fi;

Micro-ondas: seu forno micro-ondas pode também derrubar seu sinal de internet;

Papel de parede: sim, a composição da tinta costuma ter chumbo e isso interfere no sinal;

Espelhos e vidros: pois é, espelhos refletem o sinal, podendo impedir que o sinal chegue no cômodo que estiver atrás do mesmo. Vidros, ainda que com menor interferência, prejudicam a troca de dados.

Usualmente, os aparelhos utilizados em residências trabalham em duas frequências, 2.4 e 5GHz. Esta última pode atender melhor, entretanto a maioria dos dispositivos não comunicam com esta frequência..
Por isso é importante contratar uma equipe especializada para cuidar da instalação, assim você garante que a configuração será feita na melhor rede para te atender. Procure a Teletécnico e tire suas dúvidas.

Blog Tele Técnico

A Teletécnico, possui uma ampla variedade de serviços para sua empresa, além de equipamentos de informática, trabalha com instalação e manutenção de equipamentos de segurança residencial.

Artigos relacionados

Comentários