Blog
inovação e tecnologia

Dúvidas sobre HD e SSD? Nós esclarecemos!

Vamos entender como funciona cada uma destas peças

Desde que passamos a manter nossos arquivos todos no computador e a trabalhar diretamente nele, temos exigido cada vez mais capacidade e agilidade de nossas máquinas. Os HDs (hard disk - discos rígidos) passaram a oferecer grandes espaços de armazenamento, mas ainda não conseguiam atender aqueles que ainda precisavam de velocidade. Para isso, surgiram os SSDs (solid-state drive – unidade de estado sólido), a junção dos dois, aprimora a eficiência do computador.

Mas como seria essa experiência?

Simples, se você precisa de um computador rápido para trabalhar ou jogar, instala um SSD e deixe esse disco apenas para executar o serviço, terminada a ação é só salvar tudo no HD e pronto, você já tem uma máquina com agilidade e espaço de armazenamento.

Mas vamos entender como funciona cada uma destas peças.

 

Como funciona o HDD

HDD vs SSD - Sobre o HDD

HDD = é um HD (hard drive) com um sistema mecânico onde um disco gira para ser gravado magneticamente:

Vantagens:

  • A tecnologia utilizada para gravação é das mais antigas, com isso seu custo fica mais acessível, por utilizar materiais mais em conta na sua produção;

  • Outra grande vantagem e o que mais atrai os consumidores é a sua capacidade de armazenamento que pode chegar a 4Tb e caso não sofra nenhum dano, pode salvar e apagar dados diversas vezes e por muitos anos.

Desvantagens:

  • Quando é exigido um processamento mais rápido, para edição de vídeos ou para jogos, por exemplo, eles não respondem muito bem. Isso porque o sistema de leitura dos arquivos é lento, já que precisa ir de uma ponta a outra do dispositivo para repassar a informação;

  • A fragilidade do equipamento também preocupa, uma simples pancada pode fazer com que você perca todo o material salvo nele, de forma irreparável;

  • Além disso, consome muita energia e aquece bastante quando o uso exige mais intensidade.

 

Como funciona o SSD

HDD vs SSD - Sobre o SSD

O SSD é um disco sólido, na mesma linha dos pen drives.

Vantagens:

  • Tudo funciona em um único bloco e como utiliza memória flash a leitura dos arquivos é feita de forma rápida, ou seja, a resposta deste equipamento é muito mais ágil;

  • Seus componentes permitem que o SSD não emita ruídos, oferecendo silêncio enquanto você trabalha;

  • Máquinas equipadas com este tipo de memória, como notebooks, são mais leves e finas;

  • Também podem perder dados, mas são mais seguros do que os HDs, pois não são tão frágeis a impactos;

  • Agilidade para ligar e desligar a máquina;

  • Esquenta menos e gasta menos energia.

Desvantagens:

  • Ainda não conseguem competir com os HDs quando se fala em preços e espaço de armazenamento, seu custo é bem mais elevado.

 

O SSD é mais utilizado em dispositivos móveis, como tablets e smartphones que precisam oferecer agilidade de resposta, mas pode ter uma memória mais compacta.

 

Então, qual usar?

Depende da sua demanda de serviço e arquivos.

Se você trabalha com vídeos, por exemplo, ou gosta de se divertir com jogos virtuais, pode equipar sua máquina de forma que te atenderá tanto em agilidade quanto em espaço de memória.

Confira o video produzido pela Samsung, demonstrando o desempenho de um SDD frente a um HD tradicional:

Veja como:

Basta montar um computador e colocar um SSD de 120 ou 240Gb para instalar o sistema operacional ou jogos e aplicativos, o que for exigir muito processamento vai estar neste disco.

Exemplo, para fazer edição de vídeo, o ideal é utilizar um SSD de 240Gb. Neste local ficarão: o projeto, o programa de edição e o sistema operacional. A partir daí você pode fazer o processamento das imagens e editar o vídeo. Quando estiver tudo pronto é só passar o arquivo para o HD convencional.

Por isso o ideal para este tipo de demanda é ter os dois discos. Um SSD para a hora que estiver trabalhando para dar mais agilidade e um HD de 1Tb para armazenar os trabalhos.

Confira o video produzido pela Samsung, demonstrando o desempenho de um SDD frente a um HD tradicional:

Custos:

Como dissemos, o custo do SSD em relação à sua capacidade de armazenamento é bastante alto, por isso a pessoa tem que analisar o quanto ela precisa de agilidade.

Comparando: Um SSD de 120Gb sai a R$346,00 na Teletécnico, enquanto um HD de 1Tb custa o equivalente a R$299,00.

 

Agora é com você, analise qual a sua demanda e passe na Teletécnico, onde você encontra uma equipe de profissionais pronta para tirar qualquer dúvida e te orientar sobre os melhores equipamentos para as suas necessidades.

 
Blog Tele Técnico

A Teletécnico, possui uma ampla variedade de serviços para sua empresa, além de equipamentos de informática, trabalha com instalação e manutenção de equipamentos de segurança residencial.

Artigos relacionados

Comentários