Blog
inovação e tecnologia

Como proteger seus arquivos de ataque de hackers

Em tempos de uma vida virtual tão intensa, na qual trocamos tantas informações constantemente através de e-mail, redes sociais e até mesmo fazemos transações bancárias, tudo do lugar que estamos, sem mais esforços, trouxe a ideia de facilidade e por isso ganhou amplo espaço nas nossas vidas. Mas é preciso ter a noção de que essa facilidade também nos traz grandes ameaças. Se não tomarmos os devidos cuidados e usarmos tudo com muita cautela, abrimos brechas para que os crackers (hackers) consigam roubar nossos dados e a partir daí usarem vários tipos de artimanha para levarem vantagens sobre nós.

Já em posse de suas informações, os crackers podem usar como bem quiserem, seja para criar cartões em seu nome, invadir sua conta bancária ou mesmo exigir dinheiro em troca da devolução de tudo.

Por isso todo cuidado é pouco, inclusive com os smartphones que também se tornaram atrativos para estes invasores.

Primeiro vamos falar sobre como estes crackers conseguem sequestrar estes arquivos e em seguida como se proteger deles, porque só mesmo a prevenção pode ajudar. Uma vez em posse dos arquivos, o único modo de recuperação é através do pagamento do resgate.

Virus - Como protegem seus arquivos contra hackers

Como um vírus chega até seu computador:

O sequestro de dados é uma nova modalidade de conseguir acesso aos arquivos do usuário, sendo muito atrativo, porque para o cracker, invadir o computador é simples e a dificuldade em identificar de onde veio a invasão é o maior aliado destes bandidos cibernéticos.

  • Uma das formas usadas para se invadir um computador é através de envio de e-mails aleatórios, geralmente, com assuntos que podem despertar a curiosidade do usuário, como:
  1. Seu nome está na lista do SPC;
  2. Veja nossas fotos;
  3. Clique para visualizar o comprovante do depósito;
  4. Sua compra foi confirmada, imprima seu boleto ou nota;
  5. Você ganhou um prêmio, clique para recadastrar seus dados bancários.
  • Ou ainda usando de assuntos do momento para conseguir o clique que precisam. Por exemplo, se o que tem sido mais comentado é um acidente, começam a mandar arquivos como sendo vídeos ou fotos, exclusivos da tragédia, para despertar a curiosidade e induzir ao clique;
  • A promessa de antivírus gratuitos ou oportunidade para deixar seu computador com melhor desempenho em apenas um clique, também devem ser ignorados.

Caso você clique em qualquer espaço sugerido pelas situações relacionadas acima, terá dado permissão para a invasão. A partir daí, roda-se um programa malicioso que vai criptografar todos os seus arquivos, você passa a ser a vítima e perde qualquer poder de acesso sobre tais dados.

O próximo passo do cracker é mandar um e-mail para a vítima, informando que seus dados estão sob o poder de outras pessoas e pedindo uma determinada quantia pelo resgate dos arquivos.

Vale lembrar que neste momento ele já tem poder sobre todos os seus dados. Sabe quem você é, onde está, todo tipo de informação que tiver dentro do computador ou smartphone estará sob o domínio do cracker. E a conta utilizada por ele não pode ser rastreada, o que torna sua identificação quase impossível.

 

Como se prevenir de um ataque de hackers

 Como protegem seus arquivos contra hackers

Como dissemos anteriormente, a melhor forma é a prevenção. Seja cauteloso e siga estas dicas:

Backup: antes de mais nada, SEMPRE faça backup de tudo. O ideal seria todos os dias, ou no menor espaço de tempo possível e em um ambiente totalmente a parte do seu computador ou smartphone. Esta é a melhor maneira para garantir que você não perderá nada;

Antivírus: a proliferação de vírus no meio virtual é constante e quando ainda nem conseguiram identificar um, aparece outro ainda mais forte e difícil de combater. As atividades maliciosas causadas pela infecção com estas pragas podem variar entre alteração no sistema, perda ou sequestro de dados. Por isso o uso de um bom antivírus é tão importante. Mas ele deve estar sempre atualizado, com os dados disponibilizados pelos desenvolvedores e as verificações feitas periodicamente. Os antivírus podem ser instalados em versões gratuitas ou pagas, o cliente deve analisar suas necessidades e decidir qual delas será mais conveniente para o seu uso;

Firewall: é um software que funciona como uma barreira, uma portaria que seleciona o que é seguro ou não para entrar em seu computador. Não utilizar um firewall deixa sua máquina vulnerável às ameaças como a invasão por pessoas mal-intencionadas. O Windows, por exemplo, oferece esse serviço em seu sistema, mas há quem prefira instalar versões de firewall disponíveis no mercado, se adaptando ao seu modo e estilo de utilização da internet;

Antispyware: outro tipo de antivírus no combate aos malwares, programas espiões que invadem o computador e tem acesso a dados como senhas de e-mail, banco e etc. A utilização de antivírus, combinada com antispywares aumenta a segurança da sua máquina e previne a “visita” indesejada de invasores.

Senhas: muitas pessoas ignoram a relevância das senhas e não dão a devida importância na hora de cria-las, inserindo combinações simples, que não oferecem qualquer segurança. É aí que os hackers conseguem invadir conteúdos que deveriam estar protegidos por elas. Uma senha segura deve conter letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos, não seja negligente com seus dados, criando uma sequência de números para resguardá-los.

Navegação: uma das melhores prevenções é a cautela. Quando navegar, faça por sites confiáveis, não adianta ter os melhores softwares de proteção, se você mesmo expõe seu sistema quando clica em locais inseguros. Todo cuidado e bom senso é pouco quando falamos em termos virtuais.

 

PS: Você deve ter observado que usamos os termos hackers e crackers neste artigo. Apesar de terem a fama de maliciosos, os hackers são apenas pessoas que entendem muito de informática, mas são os crackers que usam estes conhecimentos para atos maliciosos, por isso utilizamos os dois termos para que todos entendam.

 

Em todos os casos acima é possível especificar o melhor meio a seguir, de acordo com sua necessidade. Se quiser saber mais sobre o assunto, visite a Teletécnico e explique seu caso, nossa equipe poderá lhe ajudar.

Blog Tele Técnico

A Teletécnico, possui uma ampla variedade de serviços para sua empresa, além de equipamentos de informática, trabalha com instalação e manutenção de equipamentos de segurança residencial.

Artigos relacionados

Comentários